terça-feira, 31 de março de 2015

Texto: Cachimbar, uma arte que não tem professor!



Cachimbar, sem sombra de dúvida, é uma arte que na qual não existe professor, somente a base empírica, a experiência adquirida pelo manuseio, pelas tentativas fracassadas, pelos acertos, avanços, é que formarão o futuro "mestre" e mesmo assim esse "mestre" não é grafado com letras maiúscula, pois sempre há o que aprender!

Um exemplo disso é a compactação do tabaco no fornilho, somente a experiência vai mostrar ao cachimbeiro seu ponto ideal, aliado ainda às inúmeras variantes, explico. 

Existem tabacos que ficam mais saborosos no fornilho se mais compactados, outros uma compactação menor abre mais seus  sabores; existem tabacos com queima acelerada, melhor compactar para durar mais; determinados cachimbos pela sua estrutura exigem um tabaco mais compactados, outros não,  enfim, como mencionei, as variantes são grandes e somente a experiencia o fará identificar qual a melhor forma.

Esse é um dos grandes mistérios da nobre arte, aprender suas sutis variações, que podem, em um detalhe, transformar um tabaco médio em excelente, ou um tabaco ruim em aceitável! Agora cabe a você, alquimista, captar essa essência e saber manusear seus tabacos e cachimbos de maneira a absorver o melhor que eles podem te dar, o prazer!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente